terça-feira, 25 de outubro de 2011

Filhos dos meus filhos

No começo deste ano, tínhamos apenas 2 gatos: Haroldo com 3 anos e Liana com 2 anos. Ela já tinha cios regularmente, há pelo menos 1 ano, mas eles nunca tinham cruzado, mesmo a gente querendo muito que eles tivessem filhotinhos.



Em fevereiro, meu marido e eu fizemos uma viagem e passamos 15 dias fora de casa. Ao voltarmos, Liana estava mais gordinha, com barriguinha grande e crescendo sempre mais. Foi uma festa!
Os bebês nasceram em 09 de abril. Eram 2, mas um morreu logo na primeira semana, por causa de um acidente doméstico. Decidimos ficar com o filhotinho sobrevivente. Afinal, é o primeiro filhotinho de Liana e Haroldo, filho único, não conseguimos nos separar dele e passamos a chamá-lo de Corisco. Ele cresceu, se desenvolveu e nos trouxe muita alegria. É bastante travesso, brincalhão e dengosíssimo. Faz qualquer coisa por um colinho.



Estava pensando em dar anticoncepcional para Liana, quando comecei a achar ela mais gordinha e com a barriguinha crescida. Já era tarde demais. Estava gestante de novo. Haroldo demorou, mas aprendeu direitinho como fazer gatinhos. Corisco estava com 3 meses, ainda mamando, quando descobrimos a gestação. Nossos gatos dividem o apartamento conosco, não temos uma área reservada para eles, por isso tivemos dificuldade de interromper a amamentação e ele continuou mamando, apesar das nossas intervenções.
No dia 08 de agosto, nasceram os filhotinhos. Foram 4 (3 machos e 1 fêmea).




Liana se mostrou muito dedicada. Amamentou, cuidou e lambeu muito a cria. Os pequenos abriram os olhos, começaram a andar, aprenderam a brincar, mas, com um pouco mais de um mês, as coisas começaram a dar errado. Cheguei em casa e encontrei um dos pequenos muito molinho. Corri para a veterinária, mas era tarde demais. O filhotinho morreu. No dia seguinte, a história se repetiu e morreu outro machinho. As necrópsias não esclareceram a causa, mas nos levou a pensar em desnutrição. Todos bebês estavam muito magros e, como ele são muito peludos, eu não percebi. Liana vinha sendo espoliada há 7 meses e também estava muito magra, mesmo usando suplemento alimentar. Ela passou fevereiro e março gestando os primeiros filhotes, abril e maio amamentando, junho e julho amamentando e gestando novamente e agosto e metade de setembro amamentando. Ela não conseguiu nutrir 4 filhotes. Quando os 2 bebês morreram e nos demos conta da desnutrição deles, a fêmea, que chamávamos de Doralice, estava menos ativa, brincando pouco e o machinho estava normal. Investi muito na nutrição deles, mas só consegui salvar um. Doralice ainda resistiu por uma semana.


Agora temos em casa um filhotinho ativo, brincalhão, esperto, que come muita ração e ainda mama. Está crescendo. Tem um “buchão”, mas ainda não atingiu o peso adequado. Está com 2 meses e 18 dias. Ele usa direitinho a areia sanitária. Já está pronto para ganhar uma família nova. Ele será filho de Aline e Querido e se chamará Pantufa.
Estão aqui algumas fotos de Pantufa:



Aline e Querido, cuidem bem do pequeno. Espero que vocês consigam dar a ele muito amor, carinho, afeto e atenção, pois certamente vocês receberão isso dele. Que ele traga alegria pra vocês. E por favor não me deixem sem notícias, nem sem fotos. Abraço forte!






5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ah Silvinha, eu não sabia do triste fim dos filhotes... já ia cobrar umas fotos deles! Pantufa é um guerreirinho lindo!

    ResponderExcluir
  3. Foi triste mesmo, Carina. Fiquei doidinha. Mas ainda bem que restou Pantufa, firme e forte. Valeu a pena!

    ResponderExcluir
  4. Menina...
    não estava sabendo do falecimento dos 3 filhotinhos. Que triste... :-(
    Mas realmente, acho que essas 2 gestações, 6 filhotinhos foram demais para Liana, nem deu para ela se recuperar da primeira e o fato de serem peludinhos realmente mascara...
    Muita saude, carinho, amor e alegrias para Pantufa, Corisco, os papais e os vovós deles...

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Poli! Foram muitas emoções.
    Pantufa foi embora hoje, para sua nova casa. Deixou a minha casa oca. :/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...